Nos últimos anos a tecnologia tem movimentado de forma positiva vários setores da economia. Esses resultados tem revolucionado o setor que lidera o PIB nacional – o agronegócio. O surgimento do Agro 4.0 traz um novo olhar para a maneira de conduzir as lavouras e alcançar resultados acima do esperado.
De acordo com especialistas, as inovações tecnológicas tem trilhado uma nova perspectiva para o agro, podendo aumentar em até 20% a eficiência da produção. Pensando nisso, produtores e profissionais da área estão cada vez mais antenados aos lançamentos, sistemas e soluções que possam aperfeiçoar o manejo e elevar o lucro final.
Nessa corrida inovadora, aqueles que estiverem abertos à experimentar novas fórmulas de gestão poderão se surpreender com a diferença nos resultados. Confira mais sobre o Agro 4.0 e suas oportunidades!
O que é a agricultura 4.0?
Apesar do nome diferenciado, o conceito de Agro 4.0 é bem simples de entender. Em uma era totalmente tecnológica e comunicativa, esse termo representa o uso dessas diversas tecnologias e soluções para otimizar e melhorar a produção em todas as suas etapas.
Ou seja, o Agro 4.0 é o manejo inteligente e tecnológico do campo, seja em processos de preparo e análise do terreno, plantio, manejo de pragas, nutrição das plantas ou colheita. As novas metodologias estão sendo altamente exploradas nas propriedades agrícolas, apresentando resultados mais eficientes, produtivos e eficazes.
Tudo isso é possível através de softwares, equipamentos e sistemas integrados, que podem facilitar e agilizar a gestão, identificar e corrigir problemas de forma preventiva e assertiva e viabilizar procedimentos para uma agricultura de precisão realmente eficiente.
As principais tecnologias que estão transformando o campo
Confira a seguir quais são as principais áreas que estão sendo revolucionadas pelo Agro 4.0:
Gestão
A gestão sempre foi um dos problemas principais para proprietários e produtores rurais. Isso, porque, mesmo acertando as etapas de pré-plantio, plantio e colheita, qualquer erro na gestão pode acabar com toda a rentabilidade da produção.
Acompanhar todos os dados, números, análises e resultados ao longo do tempo pode ser um verdadeiro desafio para quem não possui um sistema de gestão eficiente. Por falta de recursos, os pequenos produtores geralmente eram mais prejudicados em relação às grandes empresas.
Com a evolução dos estudos e o desenvolvimento de softwares de gestão agrícola com interface simples e fácil de manusear, o agro 4.0 tem transformado a relação dos pequenos produtores com a administração rural. Atualmente, já é possível contar com um sistema eficiente e descomplicado, que pode ser acessado do computador, celular ou tablet pelo próprio produtor.
Com dados que ficam armazenados em nuvem, é possível comparar facilmente todos os processos de anos anteriores, conferir o calendário agrícola e personalizá-lo de acordo com as necessidades de sua cultura e área específica. Você, produtor ou profissional do agro, pode ter na palma das mãos o registro prático de todos os produtos que foram utilizados, quais etapas de manejo já foram realizadas, custos, estimativas de produção e todas as demais estatísticas significativas para cada etapa.
Controle de produção
A produtividade da lavoura depende também de fatores que não podem ser totalmente controlados, como clima, época de plantio, chuvas e luminosidade. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia para controlar a produção é a forma mais segura de tomar decisões assertivas.
Alguns softwares disponíveis no mercado auxiliam nesses processos, realizando análises meteorológicas e orientando quanto ao que plantar, onde e em qual período. Além disso, também é possível monitorar e controlar as fases importantes do manejo, como irrigação, aplicação de herbicidas, inseticidas ou fungicidas, aplicação de fertilizantes, análises de solo e até mesmo auxiliar no sistema de manejo integrado de pragas.
Máquinas com inteligência tecnológica
A imagem de preparo de solo na enxada ou colheita manual está ficando cada vez mais no passado. A cada ano as máquinas agrícolas estão ainda mais eficientes, autônomas e evoluídas.
Além de deixar os processos mais rápidos, o uso de máquinas com inteligência tecnológica também despensa o grande número de mão-de-obra, reduzindo assim os gastos e aumentando a margem de lucro. Alguns maquinários modernos conseguem mapear a área e realizar suas funções somente por comando virtual, sem precisar de ninguém à bordo.
Além disso, dispositivos integrados também podem dar maiores detalhes sobre a situação da lavoura, aumentando a eficiência do monitoramento e na solução rápida dos problemas, auxiliando na gestão geral da propriedade.
O agro 4.0 deve aumentar em 20% a eficiência nas lavouras
De acordo com dados da ABINC (Associação Brasileira da Internet das Coisas), o setor do agronegócio está investindo cada vez mais nesse tipo de tecnologia, alcançando R$100 milhões em investimento na safra 2018/2019. De acordo com os especialistas da área, estima-se que o Agro 4.0 aumentará cerca de 20% a eficiência da produção nas lavouras.
Aumento na produtividade
Com o uso de dispositivos que viabilizam uma agricultura de precisão eficiente, as chances de aumento na produtividade são muito maiores. Além de maquinários que agilizam processos e elevam os resultados, os dados coletados também colaboram para uma melhor gestão geral, influenciando diretamente e positivamente em cada uma das etapas da produção agrícola.
Monitoramento das operações
Além de coletar dados e facilitar o monitoramento das operações, as tecnologias usadas no agro 4.0 ajudam a criar um sistema de memória de dados que serão extremamente importantes e úteis nas safras futuras. Ao criar um banco de dados meteorológicos de sua área específica, por exemplo, você saberá como agir nos próximos anos com maior segurança.
Além disso, esse tipo de tecnologia também possibilita o produtor de acompanhar as operações mesmo estando longe da propriedade. Através de câmeras, drones e sensores o gestor poderá estar sempre atento aos acontecimentos e necessidades de sua lavoura de qualquer lugar.
Redução de custos
Os maquinários com inteligência artificial e dispositivos sensores também podem solucionar problemas graves de desperdício. Com o uso do GPS, é possível saber onde as máquinas já realizaram suas funções, evitando desperdiçar recursos e tempo nas operações.
A precisão na hora do plantio ou na aplicação dos insumos é a melhor forma de evitar gastos desnecessários, reduzir os custos e ver tudo isso refletindo positivamente no lucro final para o produtor.
Conclusão
O uso da tecnologia à favor do campo traz vantagens para todas as esferas: na redução de custos e de desperdícios, no aumento de eficiência e produtividade, na otimização das operações e sustentabilidade nos processos e na facilidade da gestão técnica e assertiva da propriedade.
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.