O uso da tecnologia no agronegócio tem gerado uma transformação produtiva, econômica e qualitativa para o setor.
Com o avanço de estudos, desenvolvimento de softwares, dispositivos e maquinários funcionais é possível reduzir os custos de produção, produzir mais em um mesmo espaço, melhorar a gestão do negócio e ainda minimizar os impactos ao meio ambiente.
Na medida em que as inovações vão surgindo, o agronegócio brasileiro vai se tornando ainda mais significativo para o abastecimento mundial de alimentos.
Com safras alcançando números altos e exportações aquecidas, o agro 4.0 tem ajudado o país a se destacar ainda mais como grande exportador e produtor mundial.
E se engana quem pensa que o investimento em tecnologia no agronegócio está longe de ser uma prática viável para os agricultores. A variedade nas novidades tecnológicas já são realidade no campo e já apresentam resultados significativos.
No entanto, a falta de conectividade nas áreas rurais mais afastadas ainda é um desafio a ser superado para que o campo consiga aproveitar ao máximo os benefícios desses avanços.
Por isso, investir na conexão digital e na integração dos setores envolvidos na cadeia produtiva é o primeiro passo para tecnificar a fazenda e começar a usufruir das vantagens tecnológicas.
Confira a seguir como a tecnologia no agronegócio está revolucionando o setor e impactando o campo rumo a um futuro produtivo, otimizado e sustentável!
Tecnologia no agronegócio: 5 inovações que já são realidade no campo
De acordo com um levantamento recente realizado pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no país já adotaram algum tipo de inovação tecnológica, seja dentro ou fora do campo.
A seguir, listamos algumas inovações que atualmente são destaque na transformação digital através da tecnologia no agronegócio.
1. Internet das Coisas (IOT)
A internet das coisas, ou IOT (Internet of Things, em inglês), é o que viabiliza a conectividade dos equipamentos e dispositivos com a internet, permitindo que o produtor e profissionais envolvidos nos tratos da fazenda possam acompanhar dados e informações sobre a propriedade em tempo real.
Essa tecnologia no agronegócio permite, por exemplo, que a alimentação dos animais seja conduzida de maneira autônoma, por dispositivos ou robôs que calculam a quantidade de ração que deve ser liberada e os horários ideais para o manejo.
A conexão dos equipamentos via internet também facilita o trabalho dos operadores, que conseguem rastrear e identificar as áreas que estão sendo trabalhadas pelos maquinários.
Com isso, é possível otimizar os cuidados com o campo e evitar entrar em áreas onde já houve o manejo, conservando o solo e economizando o tempo e o custo operacional.
2. Inteligência Artificial (IA)
Assim como a internet das coisas, a inteligência artificial também atua melhorando a autonomia dos equipamentos, máquinas e implementos, reduzindo custos e elevando a produtividade em todas as etapas de produção.
Com a ajuda a IA, é possível usar softwares que fazem cálculos e geram relatórios automáticos de acordo com as particularidades e objetivos do produtor.
Com um programa eficiente e equipado com a inteligência artificial, o produtor pode receber alertas na palma de suas mãos, via dispositivo móvel, sobre a saúde da lavoura, sobre o clima e as previsões, sobre a presença de pragas e/ou doenças no campo e até mesmo sobre a produção animal, no caso da agropecuária.
3. Drones
Os drones estão em alta na agricultura e na pecuária devido aos benefícios que esses equipamentos podem trazer para os produtores. Além de ajudar a monitorar de maneira mais precisa a propriedade, os drones equipados com câmeras sensoriais podem orientar as práticas da agricultura de precisão.
Ou seja, os produtores conseguem visualizar quais pontos da propriedade estão precisando de atenção, seja em relação a irrigação, ao controle de pragas e doenças ou a deficiências nutricionais.
Tudo isso de uma maneira muito mais ágil e precisa do que no modo convencional, onde é necessário demandar de grande mão-de-obra para inspeção da área.
Além disso, drones mais atuais e tecnológicos também permitem que ações sejam feitas através dos aparelhos.
É possível, por exemplo, realizar a pulverização em pontos estratégicos através da agricultura de precisão com o uso de drones pulverizadores, economizando tempo, produto e custos de produção.
4. Satélites
Os satélites podem ser úteis em conjunto com outros tipos de tecnologia no agronegócio, como softwares e drones.
As imagens e os mapas de índice de vegetação ajudam os produtores na tomada de decisões mais assertivas, através da identificação precoce dos problemas e aplicação de soluções em tempo hábil para evitar prejuízos.
As imagens de satélite também auxiliam na hora de criar um histórico da propriedade, com informações cruciais para a produção agropecuária, como dados sobre o clima e topografia.
Essas informações são valiosas para qualquer produtor, principalmente para aqueles que buscam usufruir dos benefícios da agricultura de precisão.
5. Softwares e plataformas integradas
Com uma das soluções tecnológicas mais promissoras da atualidade, temos os softwares com plataformas integradas para o agronegócio.
A importância desses programas se dá pela necessidade de integrar, ou seja, conectar, todos os dados gerados pelos dispositivos, sensores, satélites e equipamentos automatizados.
Diante de tantas informações e índices importantes, os produtores precisam de algo que unifique os dados e os transformem em algo sólido e útil para a tomada de decisão.
Através de mapas de chuva e índices de vegetação, por exemplo, os softwares integrados podem gerar a informação para o produtor de quais áreas precisarão de irrigação e em qual época é ideal investir nesse tipo de manejo para preservar a alta produtividade.
Com a leitura da presença de pragas em determinado talhão, o software integrado pode ajudar o produtor a determinar os níveis de controle, níveis de equilíbrio e níveis de dano econômico para cada praga de acordo com os princípios do manejo integrado (MIP).
Desse modo, ele poderá estudar as opções de ação que cabem naquela situação e escolher a que for mais benéfica para a lavoura e para o lucro da produção.
Dica de Inovação: Software específico para fazendas
Para o produtor rural que deseja investir em uma tecnologia no agronegócio, começar com um software agrícola integrado específico para fazendas é um ótimo passo, como o CHBAGRO, que foi o primeiro software específico para fazendas a investir na tecnologia em nuvem.
O CHBAGRO permite um controle completo de todos os dados da fazenda, verificando as necessidades de compra e uso de insumos, além de apurar os custos exatos por fazenda e talhão, dia, mês e safra.
Por exemplo, quando se lança uma nota fiscal de compra, automaticamente o sistema gera uma despesa no módulo financeiro e adiciona o insumo no estoque. Na medida em que o operador agrícola realiza as aplicações, o sistema faz todos os cálculos para informar quanto a aplicação custou em cada fazenda e talhão.
Além disso, em parceria com a FarmSolutions, o CHBAGRO se integra a uma solução de Agricultura de Precisão que vai proporcionar ainda mais benefícios ao produtor, alinhando um software de gestão agrícola com ferramentas de Agricultura de Precisão.
No vídeo abaixo, é possível entender como essa parceria pode levar a fazenda para uma realidade moderna de potencialização de ganhos e economia de custos.
Conclusão
Com o registro de todos os manejos na plataforma integrada, os cuidados com a propriedade se tornam mais precisos e otimizados, compondo um histórico assertivo e livre de erros por falha humana.
Ao investir nos softwares e na tecnologia no agronegócio, o produtor investe também na maximização dos ganhos e na redução dos custos, podendo cuidar dos detalhes da fazenda a qualquer hora e de qualquer lugar.
Gostou de saber mais sobre a tecnologia no agronegócio? Então confira também nossa matéria sobre os desafios da agricultura digital no Brasil!
---
Saiba mais sobre o único Software Agrícola completo do Brasil!
O CHBAGRO já atende 600 fazendas em todo país.
Se preferir, envie um e-mail para contato@chbagro.com.br ou ligue 16) 3713.0200.